Duas culturas podem ocupar a mesma área e, ainda assim, precisar de manejos de irrigação diferentes.

Enquanto uma começa a demandar água com maior frequência, a outra ainda pode encontrar umidade suficiente no solo. Uma pode concentrar suas raízes em uma camada mais superficial, enquanto a outra explora uma profundidade maior. E essas diferenças ainda mudam conforme as plantas avançam no ciclo.

Quando todo o plantio depende do mesmo setor e da mesma programação, qualquer ajuste feito para uma cultura também interfere na outra.

É justamente aí que está um dos principais desafios da irrigação em plantio consorciado: organizar a aplicação para atender culturas diferentes sem criar falta de água em uma parte da área e excesso em outra.

A solução nem sempre exige sistemas completamente independentes. Em muitos casos, o resultado depende de um bom planejamento da distribuição da água, da escolha dos emissores e da possibilidade de controlar setores separadamente.

O primeiro passo é entender se as culturas realmente podem compartilhar o mesmo manejo.

Compatibilidade hídrica entre as culturas

Antes de definir quanto tempo a irrigação ficará ligada, é preciso comparar como as culturas utilizam a água.

A necessidade hídrica varia conforme a espécie, o estágio de desenvolvimento, as condições climáticas e a disponibilidade de água no solo. Além disso, a profundidade e a distribuição das raízes influenciam a região onde essa água precisa permanecer disponível.

No plantio consorciado, essas variáveis acontecem ao mesmo tempo.

Isso significa que duas culturas podem apresentar necessidades relativamente próximas em determinado momento do ciclo e se distanciar algumas semanas depois.

Por isso, a pergunta mais útil não é simplesmente “quanto de água cada cultura precisa?”.

É preciso entender:

Elas conseguem receber água na mesma frequência e com uma distribuição compatível sem prejudicar uma à outra?

Se a resposta for sim, existe a possibilidade de trabalhar com um manejo conjunto. Quando as diferenças são maiores, o sistema precisa oferecer mais capacidade de controle.

Quando duas culturas podem compartilhar o mesmo setor?

Compartilhar um setor pode funcionar quando as necessidades de irrigação são compatíveis e o sistema consegue distribuir a água adequadamente para as duas culturas.

Imagine duas culturas dispostas de forma que a área molhada pelos emissores alcance corretamente suas respectivas zonas radiculares. Se os momentos de irrigação e os volumes necessários também forem próximos, não há motivo para criar divisões que tornem o sistema mais complexo sem necessidade.

Mas essa decisão precisa ser baseada no comportamento da área, e não apenas no fato de as culturas estarem plantadas lado a lado.

O problema aparece quando uma delas começa a exigir uma frequência diferente.

Se as duas dependem do mesmo acionamento, aumentar a irrigação para atender a cultura de maior demanda significa aplicar essa mesma água sobre a outra.

Da mesma forma, reduzir a frequência porque uma das culturas ainda encontra boa disponibilidade de água no solo pode deixar a segunda abaixo de sua necessidade.

Quando o ajuste de uma começa a comprometer o manejo da outra, o controle conjunto deixa de ser uma vantagem.

É nesse cenário que a setorização da irrigação ganha importância.

Setorização da irrigação para aumentar o controle do manejo

Setorizar significa organizar a instalação para que determinadas partes da área possam ser acionadas de forma independente.

Em um plantio consorciado, isso pode permitir que as linhas destinadas a uma cultura funcionem em horários ou períodos diferentes das linhas que atendem à outra.

O ganho está no controle.

Se uma cultura precisa receber água e a outra ainda apresenta umidade suficiente, o produtor consegue acionar somente o setor necessário.

Isso não significa, obrigatoriamente, instalar dois sistemas completos.

Dependendo da estrutura da propriedade e do dimensionamento hidráulico, uma mesma captação, bomba e filtragem podem alimentar diferentes setores controlados por registros, válvulas ou sistemas de automação.

O projeto, porém, precisa considerar a vazão necessária e a pressão de funcionamento em cada configuração.

Quando um setor é dividido ou novos emissores são acrescentados sem avaliar essas condições, pode surgir outro problema: o controle melhora, mas o sistema passa a trabalhar fora da vazão ou pressão previstas.

Por isso, setorizar bem não é simplesmente instalar mais válvulas. É organizar o sistema para permitir manejos diferentes sem comprometer seu funcionamento hidráulico.

A distribuição das culturas deve orientar a escolha dos emissores

Depois de definir como a área será controlada, surge outra decisão importante: como a água precisa chegar às plantas?

A escolha entre gotejamento, microaspersão, aspersão ou outras configurações não deve partir apenas da preferência pelo equipamento.

Ela precisa acompanhar o arranjo da lavoura.

Quando as culturas estão organizadas em linhas distintas, por exemplo, sistemas localizados podem facilitar a aplicação direcionada em cada faixa.

Se existe necessidade de molhar uma área maior ao redor das plantas, outro padrão de distribuição pode ser mais adequado.

Em plantios com uma cultura principal e outra ocupando as entrelinhas, a atenção deve ser ainda maior.

Um emissor com área molhada muito ampla pode atender as duas culturas, mas também pode aplicar água em regiões onde ela não é necessária. Já uma aplicação excessivamente localizada pode não alcançar adequadamente as duas zonas radiculares.

Por isso, antes de escolher o emissor, é importante responder:

Qual área precisa ser molhada para atender as raízes das culturas presentes naquele setor?

Essa resposta ajuda a definir o tipo de emissor, vazão, espaçamento e posicionamento com mais segurança.

Frequência e volume precisam ser tratados separadamente

Um ponto que costuma gerar dúvida no manejo da água no plantio consorciado é a diferença entre frequência e quantidade aplicada.

Uma cultura pode exigir irrigações mais frequentes sem necessariamente precisar de grandes volumes em cada aplicação. Outra pode trabalhar com intervalos diferentes e explorar uma camada mais profunda do solo.

Por isso, usar automaticamente a cultura de maior demanda como referência para toda a área pode levar a um manejo inadequado.

Aplicar água além do que o solo consegue armazenar na região das raízes não significa aumentar o aproveitamento pelas plantas.

Da mesma forma, reduzir demais o volume para evitar excesso em uma cultura pode impedir que a água alcance adequadamente a zona radicular da outra.

É necessário considerar o comportamento do solo.

Em solos com menor capacidade de armazenamento, a estratégia tende a exigir maior atenção aos intervalos e ao volume aplicado em cada operação. Em solos com maior capacidade de retenção, o comportamento será diferente.

Isso explica por que copiar a programação utilizada em outra propriedade, mesmo com culturas semelhantes, nem sempre produz o mesmo resultado.

O monitoramento do solo ajuda a decidir quando cada setor deve irrigar

Quando existem culturas diferentes na mesma área, definir a irrigação somente por um calendário fixo tende a reduzir a precisão do manejo.

O acompanhamento da umidade ajuda a entender o que está acontecendo onde a decisão realmente importa: na região explorada pelas raízes.

Tensiômetros, sensores de umidade e outros métodos de monitoramento podem auxiliar o produtor a identificar se determinado setor ainda possui água disponível ou se está se aproximando do momento de uma nova irrigação.

Esse acompanhamento se torna especialmente interessante em áreas setorizadas.

Em vez de ligar todo o sistema porque uma das culturas apresenta necessidade de água, o produtor consegue observar as condições de cada região e tomar decisões mais específicas.

A tecnologia não substitui o conhecimento da lavoura, mas fornece informações melhores para orientar o manejo.

Um exemplo ajuda a entender a importância desse planejamento

Considere uma propriedade em que uma cultura perene ocupa as linhas principais e outra cultura, de ciclo mais curto, é cultivada nas entrelinhas.

Durante uma parte do ciclo, ambas precisam ser consideradas na irrigação.

Se todo o sistema estiver ligado ao mesmo acionamento, as duas receberão água sempre que a irrigação for ligada, mesmo que suas necessidades não coincidam exatamente.

Agora imagine que a cultura das entrelinhas seja colhida primeiro.

A cultura perene permanece na propriedade e continua demandando irrigação, mas parte da área deixa de apresentar a mesma necessidade.

Se as linhas puderem ser controladas separadamente, o produtor consegue reorganizar o funcionamento do sistema e concentrar a aplicação onde a cultura permanece.

Quando tudo depende do mesmo setor, essa flexibilidade diminui.

O mesmo acontece antes da colheita. Se uma das culturas entra em uma fase de maior demanda enquanto a outra não acompanha essa mudança, setores independentes permitem ajustar o manejo sem alterar toda a área.

Esse exemplo mostra por que o sistema precisa ser pensado não somente para o momento da implantação, mas para as diferentes configurações que o consórcio terá durante o ciclo.

A irrigação precisa acompanhar o desenvolvimento das culturas

Mesmo um manejo bem definido no início não deve permanecer inalterado durante toda a produção.

As plantas crescem, as raízes se desenvolvem, a cobertura do solo aumenta e a demanda por água se modifica.

Além disso, em muitos plantios consorciados, uma cultura completa seu ciclo antes da outra.

Isso altera a dinâmica da área.

Por isso, a programação precisa ser revista ao longo do tempo. O setor que precisava funcionar com determinada frequência no estabelecimento das plantas pode exigir outra configuração em uma fase posterior.

O próprio padrão de distribuição também merece acompanhamento.

À medida que as plantas se desenvolvem, vale observar se a água continua alcançando adequadamente a região das raízes e se existe diferença no comportamento das culturas.

O objetivo não é encontrar uma programação definitiva, mas construir um manejo capaz de acompanhar a lavoura.

Café e mamão: um exemplo de manejo no plantio consorciado 

No Espírito Santo, o consórcio entre café conilon e mamão ajuda a visualizar esse desafio. As duas culturas podem dividir a mesma área e a própria estrutura de irrigação, mas o manejo precisa considerar como a demanda por água e a ocupação da área evoluem ao longo do ciclo. Há registros técnicos do Incaper de sistemas capixabas em que o café conilon é cultivado em consórcio com o mamão sob irrigação.

Como o cafeeiro permanece na área por vários anos e o mamoeiro tem um ciclo produtivo mais curto, o planejamento da irrigação também precisa considerar a configuração futura da lavoura. Prever desde a implantação possibilidades de ajuste das linhas ou dos setores dá ao produtor mais flexibilidade para adaptar a distribuição e o manejo da água conforme o consórcio se desenvolve.

Como decidir se a irrigação deve ser conjunta ou separada?

A decisão pode começar por três perguntas:

1. As duas culturas precisam ser irrigadas nos mesmos momentos?
2. Conseguem receber a quantidade de água necessária dentro do mesmo acionamento?
3. O mesmo padrão de distribuição consegue molhar adequadamente a região das raízes das duas culturas?

O que considerar antes de implantar a irrigação em um plantio consorciado?

O melhor momento para resolver grande parte dessas questões é antes da instalação.

Quando o sistema já nasce considerando que as culturas podem precisar de manejos diferentes, fica mais fácil prever setores, linhas independentes, registros, válvulas e pontos de automação.

Também é possível escolher emissores levando em conta a área molhada necessária e calcular a vazão de cada setor com mais precisão.

Quando esse planejamento não acontece, ajustes posteriores ainda são possíveis, mas podem exigir alterações maiores na instalação.

Por isso, ao planejar a irrigação para culturas diferentes, não considere apenas o que está plantado hoje.

Considere como essas culturas vão crescer, quanto tempo permanecerão juntas, como as raízes ocupam o solo e em quais momentos o manejo poderá precisar ser separado.

Essa visão evita que uma solução adequada no início se transforme em uma limitação mais adiante.

Planejamento da irrigação para culturas consorciadas

O plantio consorciado não exige necessariamente sistemas de irrigação completamente diferentes para cada cultura.

O que ele exige é capacidade de adaptação.

Se as plantas apresentam necessidades compatíveis, o mesmo setor pode funcionar bem. Se essas necessidades se afastam, a instalação precisa permitir que o produtor tenha maior controle sobre onde, quando e quanto de água será aplicado.

É essa análise que orienta a setorização da irrigação, a escolha dos emissores e os ajustes de frequência e volume.

Antes de definir os componentes, considere a disposição das culturas, a zona radicular, as características do solo, a disponibilidade de água, a pressão, a vazão e como o plantio se comportará ao longo do ciclo.

Quanto melhor essas variáveis forem consideradas no planejamento, maior será a capacidade de ajustar a irrigação à realidade da área sem recorrer a compensações que podem favorecer uma cultura e prejudicar a outra.

Vai implantar ou ajustar a irrigação de uma área com culturas consorciadas? Acesse a IrrigaShop Irrigações e encontre as soluções adequadas para organizar a distribuição e o controle da água de acordo com as necessidades da sua lavoura.